sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Vocês São Filhos de Deus


GORDON B. HINCKLEY
President of the Church


Gordon B. Hinckley
Nunca se esqueçam, meus queridos amiguinhos, que vocês são realmente filhos de Deus (…), que Ele os ama e deseja ajudá-los e abençoá-los.
Meus queridos jovens amigos, meus amados meninos e meninas. Sou tão grato por estar com vocês no momento em que comemoram o 125º aniversário da Primária.
Acho que nunca antes houve uma reunião como esta para meninos e meninas. Falo a vocês do grande Centro de Conferências aqui em Salt Lake City. Ele está repleto de crianças, pais e professores — 21.000 pessoas no total. E, em milhares de outros locais no mundo todo, vocês se reuniram para comemorar esta grande ocasião. Minhas palavras serão traduzidas para muitos idiomas. Estamos em diversos países e honramos bandeiras diferentes. Mas temos uma grande coisa em comum: somos todos membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. E o fato de nos reunirmos em tantos lugares diferentes é um sinal do maravilhoso crescimento que esta Igreja vem experimentando desde que foi estabelecida.
Nem sempre houve uma Primária na Igreja. Nos primeiros 48 anos de sua história, os meninos e as meninas não possuíam sua própria organização. Então, uma mulher muito querida chamada Aurélia Spencer Rogers achou que os meninos deveriam ter sua própria organização onde pudessem ser “treinados para tornarem-se homens melhores”.
Sua sugestão foi levada ao Presidente da Igreja, que na ocasião era John Taylor. Ele pensou que se a organização era boa para os meninos, seria também boa para as meninas, pois elas fariam com que o canto soasse melhor. Assim, há cento e vinte e cinco anos, ocorreu a primeira reunião da Primária, com 224 meninos e meninas “para aprenderem obediência, fé em Deus, oração, pontualidade e boas maneiras”. (Encyclopedia of Mormonism, Daniel H. Ludlow, ed., 5 volumes, [1992] 3:1146)
Daquele pequeno início, a Primária cresceu até se tornar uma parte da Igreja no mundo todo. Atualmente existem quase um milhão de vocês, crianças na Primária.
Isso é bom, porque meninos e meninas devem ter sua organização, assim como os rapazes, as moças e as pessoas mais velhas da Igreja têm sua organização de ensino.
As três mulheres que acabaram de falar a vocês dirigem o trabalho da Primária por todo o mundo. Juntas, elas têm um total de 23 filhos, então conhecem bem as coisas que interessam a vocês.
Como vocês são privilegiados, meus queridos amiguinhos, por terem professores maravilhosos. Eles os amam muito e esperam ansiosamente encontrá-los a cada semana e ensinar-lhes os caminhos do Senhor.
O irmão Artel Ricks conta uma história interessante a respeito de uma inspirada professora da Primária. Ele era um garotinho de cinco ou seis anos de idade. Certa noite, a família sentou-se à mesa e conversou a respeito de dízimo. Eles lhe disseram: “esse dízimo é um décimo de tudo o que ganhamos, e é pago ao Senhor por aqueles que O amam”.
Ele amava o Senhor e também queria pagar seu dízimo ao Senhor. Assim, ele pegou suas pequenas economias e separou um décimo. Ele conta: “Fui para o único cômodo da casa que possuía uma tranca — o banheiro — e lá ajoelhei-me na banheira. Segurando três ou quatro moedas na palma da mão, pedi ao Senhor que as aceitasse [Eu tinha certeza de que Ele iria aparecer e apanhá-las de minha mão]. Implorei ao Senhor por algum tempo. [Mas nada aconteceu. Por que Ele não aceitava meu dízimo?] Ao me erguer, senti-me tão indigno que não consegui contar a ninguém o que tinha acontecido. (…)
Poucos dias depois, na Primária, a professora disse que ela se sentiu inspirada a falar a respeito de algo que não estava na lição. Fiquei admirado quando ela nos ensinou a pagar o dízimo [ao bispo, o servo do Senhor]. Mas o que aprendi foi muito mais importante do que o modo de pagar o dízimo. Aprendi que o Senhor ouvira e respondera minha oração, que Ele me amava e que eu era importante para Ele. Anos mais tarde, ainda senti-me grato por uma outra lição que minha professora da Primária ensinara naquele dia: ensinar conforme a orientação do Espírito.
A recordação daquela ocasião era tão tocante que por mais de trinta anos eu não consegui contá-la. Ainda hoje, depois de sessenta anos, ainda acho difícil falar a esse respeito sem sentir lágrimas nos olhos. O triste é que uma maravilhosa professora da Primária jamais soube que por seu intermédio, o Senhor falou a um garotinho.” (“Uma Resposta à Oração”, Artel Ricks, A Liahona, maio de 1988, p. 28)
Eu também freqüentei a Primária quando era pequeno. Naqueles dias, reuníamo-nos às terças- feiras, depois da escola. Parecia-me que estávamos sempre cansados e famintos no fim da tarde após as aulas. Mas nossas professoras eram muito gentis e boas para nós. Traziam, freqüentemente, um biscoito para comermos, mas o mais importante, ensinavam-nos lições valiosas e maravilhosas. Na Primária aprendemos a respeito de Jesus e de Seu grande amor por nós. Aprendemos a respeito de Deus, nosso Pai Eterno, a quem podemos nos dirigir em oração.
Aprendemos a respeito do menino Joseph, que foi para o bosque orar e cuja oração foi respondida com a visita de nosso Pai Celestial e de Seu Filho Jesus Cristo. Aprendemos a respeito da história da Igreja, a respeito de homens, mulheres, meninos e meninas corajosos e fiéis que trabalharam arduamente para fortalecer a Igreja. Aprendemos a ser gentis uns com os outros e a ajudar em todas as circunstâncias. Aprendemos que é muito importante ajudar nas tarefas de casa. Aprendemos a nos comportar bem.
A Primária agora é realizada aos domingos. Por muitas razões, é uma ocasião melhor. Não estamos cansados depois de ter aulas o dia inteiro. Sei que acham que a Primária é um pouco longa, mas nossos professores estão bem preparados e não só temos boas lições, mas temos também boas atividades.
Cantamos juntos essas maravilhosas músicas da Primária. Uma que cantávamos quando eu era pequeno dizia:
Pai, concede-nos a luz,
Faz-nos bem viver;
Ilumina o nosso olhar,
Faz-nos compreender.
Nós queremos a missão,
De propagar a luz.
Ó dá-nos tal missão, Senhor.
Dá-nos, ó Jesus!
(“A Luz de Deus” Hinos, nº 77)
As palavras dessa linda canção foram escritas por Matilda W. Cahoon que foi minha professora na escola quando eu era pequeno.
Vocês agora têm o lindo livro Músicas para Crianças, repleto de músicas escritas apenas para vocês. Algumas delas foram cantadas aqui, hoje. Todos cantamos essa música maravilhosa que foi escrita para vocês, crianças da Primária, mas que agora é cantada pela Igreja como um todo. É uma linda canção. E ela fala de uma verdade grande e maravilhosa.
Sou um filho de Deus,
Por Ele estou aqui.
Mandou-me à Terra,
Deu-me um lar,
E pais tão bons pra mim.
Ensinai-me, ajudai-me
As leis de Deus guardar
Para que um dia eu vá
Com Ele habitar.
(“Sou um Filho de Deus”, Hinos, nº 193)
Que canção maravilhosa! E que grande verdade ela ensina. Vocês têm um pai terreno. Ele é o querido companheiro de sua mãe. Espero que vocês o amem e que sejam obedientes a ele. Mas vocês têm um outro pai, que é o seu Pai no Céu. Ele é o Pai do seu espírito, assim como seu pai terreno é o pai do seu corpo. E é tão importante que vocês amem e obedeçam a seu Pai no Céu quanto o é que amem e obedeçam a seu pai terreno.
Nós falamos com nosso pai terreno. Ele é nosso bom amigo, nosso protetor, aquele que normalmente fornece nosso alimento, nossa roupa e nossa casa. Mas também falamos a nosso Pai no Céu. Fazemos isso com a oração. Espero que todas as noites e todas as manhãs, vocês se ajoelhem e falem com seu Pai no Céu. Espero que, pela manhã, agradeçam a Ele pela noite de descanso, pelo calor, pelo conforto e pelo amor que sentem em sua casa. Espero que peçam a Ele que os proteja, abençoe e guie durante o dia. Espero que orem por seu pai, sua mãe, seus irmãos e irmãs, e que se lembrem de todos os doentes e necessitados. Espero que se lembrem dos missionários da Igreja quando orarem.
À noite, antes de irem dormir, espero que se ajoelhem novamente e agradeçam a Ele pelas bênçãos do dia. Agradeçam a Ele novamente por seus pais e por seus professores. Peçam a Ele que os abençoe com uma boa noite de sono e que abençoe a todas as outras pessoas, em particular aquelas que estão passando por necessidades e que não têm alimento nem um bom lugar para dormir.
Não é pedir demais, é? Gastar alguns minutos por dia para falar com seu Pai no Céu, sabendo que são filhos de Deus?
Se vocês realmente sabem que são filhos de Deus, saberão também que Ele espera muito de vocês, Seus filhos. Ele espera que sigam Seus ensinamentos e os ensinamentos de Seu querido Filho, Jesus. Ele espera que sejam generosos e bondosos com os outros. Ele Se sentirá ofendido se vocês falarem palavrões ou expressões mal educadas. Ele Se sentirá ofendido se forem desonestos de qualquer forma, se enganarem ou se roubarem qualquer coisa que seja. Ele ficará feliz se vocês se lembrarem dos menos afortunados em suas orações a Ele. Ele cuidará de vocês, os guiará e os protegerá. Ele os abençoará com seus deveres escolares e em sua Primária. Ele os abençoará em sua casa e vocês serão meninos e meninas melhores, obedientes a seus pais, brigando menos com seus irmãos e irmãs, ajudando em casa.
E assim vocês crescerão para se tornarem rapazes e moças valorosos nesta Igreja. Vocês serão também melhores membros da comunidade.
Todo homem ou mulher que já caminhou sobre a Terra, mesmo o Senhor Jesus, já foi um menino ou uma menina como vocês. Eles cresceram semelhantes ao exemplo que seguiram. Se esse exemplo foi bom, então eles se tornaram bons homens e mulheres.
Nunca se esqueçam, meus queridos amiguinhos, que vocês são realmente filhos de Deus, que herdaram parte de Sua natureza divina, que Ele os ama e deseja ajudá-los e abençoá-los. Oro para que nosso Pai Celestial os abençoe. Que Ele sorria para vocês lá do Céu. Que vocês andem por Seus caminhos e sigam Seus ensinamentos. Que jamais falem as coisas ruins que os meninos e meninas estão inclinados a falar na escola. Que orem sempre a Ele, e o façam sempre em nome de Seu Filho Amado, o Senhor Jesus Cristo. Que cada um de nós decida sempre segui-Lo com fé. Que a vida seja boa para vocês, pois são de fato filhos de Deus, dignos e merecedores de Seu amor e bênção.
Nunca se esqueçam que são membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Oro para que o Senhor os abençoe, e deixo-lhes o meu amor, no sagrado nome de Jesus Cristo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário