domingo, 3 de julho de 2011

A Plaqueta Missionaria



A plaqueta missionaria é a característica visual mais fácil de ser reconhecida nos missionários. De um lado é somente uma plaqueta com um nome, mas de outro lado, é o símbolo do trabalho que o missionário foi chamado a realizar. É um símbolo da igreja de que foram chamados para representar o Salvador como seus mensageiros.
A Responsabilidade Missionária
A plaqueta missionaria é o sinal da incumbência missionaria delegada. Durante a minha missão, muitos companheiros tinham uma citação de Elder Bruce R. McConkie impressa no formato de um pôster como um constante lembrete de quem eles eram e a quem representavam. Ela diz:
Eu fui chamado por Deus. Minha autoridade esta acima da dos reis da terra. Por revelação eu fui selecionado como representante pessoal do Senhor Jesus Cristo. Ele é o meu Mestre e Ele me escolheu para representa-Lo. Para estar no Seu lugar, para dizer e fazer o que Ele mesmo diria e fazer o que Ele pessoalmente faria se estivesse ministrando as próprias pessoas a quem me enviou. Minha voz é a Sua voz, e meus atos são os Seus atos; minhas palavras são as Suas palavras e minha doutrina é a Sua doutrina. Minha responsabilidade é fazer o que Ele faria. Dizer o que Ele quer que seja dito. Ser uma testemunha moderna em palavras e em atos da divindade de Seu grande e maravilhoso trabalho dos últimos dias. (Extraído de How Great Is My Calling um discurso feito pelo Elder McConkie enquanto servia como presidente da Missão Australiana durante 1961-1964, e publicado no site da revista Meridian)
A Plaqueta das Missionarias
Pesquisando sobre o que dizer sobre esse assunto, eu encontrei a seguinte historia do discurso do Elder Robert L. Simpson publicada na revista Ensign em maio de 1984 chamado A Simplicidade das Verdades do Evangelho.
“Poucos estão cientes do puro serviço Cristão que é realizado nos campos de refugiados na Tailândia e nas Filipinas pelas missionarias. Basicamente, essas irmãs podem ensinar somente o inglês e cultura ocidental, mas uma profunda lição é ensinada através do puro amor e doce influencia para com esses refugiados.
Conta-se a historia de um jovem do Camboja que foi realocada na Califórnia. Ele encontrou sozinho uma de nossas capelas porque o nome da igreja na placa da frente do edifício correspondia com aquele que costumava ver todos os dias na plaqueta abaixo do nome da missionaria maravilhosa que o ensinou no campo. As pessoas não podem esquecer simples atos de bondade. O “puro amor pode transcender todas as diferenças.”
Um Sinal Exterior de Identidade
E finalmente, aqui esta uma outra coisa que nos ajuda a lembrar da importância da plaqueta missionaria. A irmã Susan W. Tanner falou a respeito em um discurso publicado na revista Ensign em maio de 2007 intitulado Filhas do Pai Celestial.
“Quando voce esta saindo de casa, seu pai ou sua mãe sempre tem ajudado você à ‘lembrar-se de quem você é? ’ O que eles querem dizer com isso? ‘Que você faz parte dessa família e tem uma reputação a manter. ’ E, ainda mais importante, ‘lembrar que você é uma filha de Deus e deve agir de acordo com isso. ’ Os missionários usam uma plaqueta como um lembrete constante de que são representantes de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Isso lembra os missionários a se vestir com modéstia e decência, tratar as pessoas com educação, e se esforçarem para terem a imagem de Cristo em seus semblantes. Eles devem fazer essas coisas porque eles usam aquela plaqueta como um sinal exterior de identidade.”

3 comentários:

  1. missionario da historia da familia e missionario de ala recebem plaqueta?

    ResponderExcluir
  2. missionario da historia da familia e missionario de ala recebem plaqueta?

    ResponderExcluir
  3. Até onde sei não!
    Apenas missionário de serviço de tempo integral e missionário de serviço temporário (por exemplo instituto)
    Mais informações pergunte ao seu bispo, espero ter ajudado de alguma forma beijo

    ResponderExcluir