domingo, 3 de julho de 2011

O Que é a Lei da Castidade?


A Lei da castidade é o mandamento do Senhor que nos permite ser sexualmente puros. Para os jovens que estão se preparando para a missão, a pureza sexual significa abster-se de relações sexuais e outras perversões sexuais como atividade homossexual, masturbação, pornografia e intimidades. Abaixo esta um definição de castidade tirada do LDS.org na seção de Tópicos do Evangelho:
Castidade é pureza sexual. Aqueles que são castos são moralmente limpos em seus pensamentos, palavras e ações. A castidade significa abster-se de qualquer atividade sexual antes do casamento.
…No mundo de hoje, Satanás levou muitas pessoas a acreditar que a intimidade sexual fora do casamento é aceitável. Mas a vista de Deus é um pecado muito sério. É um abuso do poder que Ele nos deu para criar a vida. O profeta Alma ensinou que os pecados sexuais são mais graves de que qualquer outro pecado exceto o assassinato e a negação do Espirito Santo (veja Alma 39:3-5)
Algumas vezes as pessoas tentam se convencer que as intimidades sexuais fora do casamento são aceitáveis se os participantes se amam. Isso não é verdade. Quebrar a lei da castidade e encorajar alguém a fazê-lo não é uma expressão de amor. As pessoas que se amam nunca colocaram a felicidade e segurança do outro em risco por causa de um temporário prazer pessoal.
Nosso Pai Celestial nos deu a lei da castidade para a nossa proteção… Aqueles que se mantiverem sexualmente puros irão evitar os danos espirituais e emocionais que sempre acompanham as relações sexuais e outras intimidades fora do casamento.
Os lideres do sacerdócio determinam a dignidade
Mesmo que eu queira e tente ajudar os jovens que me enviam e-mail com perguntas sobre a lei da castidade, esses assuntos devem ser tratados com os lideres do sacerdócio antes de um candidato a missão seja declarado digno a servir. Elder M. Russell Ballard, em um discurso chamado A Melhor Geração de Missionários (Ensign, Novembro de 2002) disse: “como divinamente designados juízes em Israel, os bispos e os presidentes de estaca determinam a dignidade e resolvem os problemas concernentes para manter o bom nome da Igreja.” Então se você cometeu um pecado sexual, por favor, fale com seus pais e marque uma entrevista com o seu bispo ou presidente de ramo. Eles irão ajuda-lo a passar por isso com amor.
No mesmo discurso, Elder Ballard disse: “Por favor, compreendam isso: o padrão para os missionários foi elevado. Os dias do ‘se arrependa e vai’ acabaram. Vocês sabem do que estou falando, não sabem, meus jovens irmãos? Alguns rapazes tem a idéia equivocada de que podem se envolver em um comportamento pecaminoso e então arrepender-se quando tiverem 18 anos e meio para assim poderem sair em missão aos 19. É verdade que poderão se arrepender de seus pecados, mas podem não ser mais qualificados a servir. É muito melhor manter-se puros, valentes e limpos.”
Elevando o Padrão
Nosso ex-profeta, Presidente Gordon B. Hinckley, também falou da necessidade de aumentar os padrões de dignidade. Na verdade, ele comentou o discurso de Elder Ballard dizendo: “Elder Ballard falou a respeito dos missionários. Eu quero endossar o que ele disse. Eu espero que nossos jovens rapazes, e moças, respondam ao desafio que foi estabelecido. Devemos elevar o padrão da dignidade e da qualificação daqueles que são enviados ao mundo como embaixadores do Senhor Jesus Cristo” (“Aos Homens do Sacerdócio,” Liahona e Ensign, Novembro de 2002, p. 57).
Futuramente o Presidente Hinckley acrescentou: “o tempo chegou em que devemos elevar os padrões daqueles que são chamados…como embaixadores do Senhor Jesus Cristo. …Não podemos permitir que aqueles que não se qualificaram a si mesmos com dignidade, de ir ao mundo e pregar as boas novas do evangelho.” (Treinamento Mundial de Liderança, “O Serviço Missionário”, 11 de janeiro de 2003, p.17).
Oakland templo mórmonElder L. Tom Perry também falou sobre a dignidade missionaria, comparando os padrões com aqueles necessários para entrar na Casa do Senhor, o Templo Sagrado. Ele disse: “A dignidade pessoal é o padrão espiritual mínimo para servir uma missão. Isso significa que você deve ser digno em todos os aspectos para fazer e guardar os convênios sagrados do templo.” (Elevando o Padrão, Ensign Novembro de 2007)
Entrevista de Dignidade
Como mencionado acima, e como comentado em meus outros posts, Cronograma da Aplicação Missionaria e o processo de aplicação Os Papeis da Missão, somente um bispo (presidente do ramo) pode entrevistar candidato à missão e recomenda-los como dignos de servir uma missão de tempo integral. Nessa entrevista, seu líder do sacerdócio ira lhe perguntar se você se qualifica para o trabalho missionário como revelado na seção 4 de Doutrina e Convênios: fé, caridade, esperança, amor, os olhos fitos na gloria de Deus, virtude, conhecimento, temperança, paciência, amor fraternal, bondade, caridade, humildade e diligencia.
O serviço missionário de tempo integral é um privilegio, e não um direito, e, portanto, os potenciais missionários devem ser dignos em todos os aspectos para receber esse privilegio. Se você violou as leis da castidade o seu bispo e presidente de estaca (ou presidente de ramo e de distrito ou o presidente da missão) precisaram confirmar se você se arrependeu completamente antes de enviar seus papeis para a missão. Eles irão se assegurar que você esta preparado espiritualmente para o chamado missionário e que você esta livre da transgressão por tempo suficiente para manifestar um verdadeiro arrependimento. Se você violou a lei da castidade muitas vezes ou cometeu outras perversões sexuais com frequência, este período de tempo pode ser no mínimo de até um ano desde a sua ultima transgressão.
Arrependimento
Se você teve problemas com a lei da castidade, você deve se tornar digno para servir uma missão, e devera completar o processo do arrependimento. O arrependimento completo é necessário antes de submeter os papeis para a missão. Como muitos dos jovens têm medo ou não sabem com certeza em como começar esse processo, vamos rever seus passos.
  • Fé em Deus. O arrependimento é um ato de fé em Jesus Cristo, e reconhecer o poder da Sua expiação. Podemos ser perdoados somente por Seus termos, a medida que reconhecemos o poder de Sua expiação para nos purificar do pecado, “exercitamos nossa fé para o arrependimento” (Alma 34:17).
  • Pesar pelo Pecado. O arrependimento sincero significa reconhecer que pecamos contra os mandamentos de Deus. Reconhecer nos levara ao “pesar segundo Deus,” e que “opera o arrependimento para a salvação” (2 Coríntios 7:10). O pesar segundo Deus nos conduz a sinceramente desejar mudar e estar disposto a nos subtermos aos termos do perdão.
  • Confissão. “Aquele que confessar e abandonar seus pecados encontrará misericórdia” (Provérbios 28:13). Arrepender-se significa ir até Deus em humilde oração, reconhecendo seus pecados, e implorar por Sua ajuda. As transgressões mais sérias, como as violações da lei da castidade, também necessitam ser confessadas aos representantes do sacerdócio do Senhor que são seu bispo ou presidente de ramo. Como somente o Senhor tem o poder de perdoar os pecados, estes lideres ocupam um divino papel e nos auxiliarão a passar pelo processo do arrependimento.
  • Abandonar o Pecado. O Senhor disse: “Desta maneira sabereis se um homem se arrepende de seus pecados—eis que ele os confessará e abandonará” (D&C 58:43). O verdadeiro arrependimento significa que decidimos resolver abandonar os nossos pecados ou em outras palavras que nunca vamos repetir o pecado.
  • Restituição. Outra parte do arrependimento é restaurar, o máximo que pudermos aqueles a quem prejudicamos pelas nossas ações pecaminosas. Mesmo que isso significa reparar a propriedade ou a reputação de alguém. A restituição demonstra ao Senhor que estamos fazendo tudo para nos arrepender.
  • Viver Retamente. O arrependimento não é completo até que preenchemos nossas vidas com boas escolhas e perseveremos em retidão até o fim. Devemos nos envolver em atividades que tragam poder espiritual como ler as escrituras e orar diariamente para que o Senhor nos de força além da nossa.
Meus jovens rapazes e moças, o Senhor os ama. Se vocês caíram em transgressão sexual, Ele provera um meio de retorno. O caminho do arrependimento esta disponível graças a Expiação de Jesus Cristo. O Senhor, nossa família, e os lideres da Igreja irão ajuda-lo a se arrepender e a se preparar para a sua missão.
Para aqueles de vocês que tem lutado e obtido sucesso em manterem-se limpos e puros, apesar deste mundo cada vez mais obcecado por sexo em que vivemos, eu aplaudo a sua fé e coragem. Se você sempre obedecer a lei da castidade, será poupado das dificuldades que inevitavelmente surgem quando violamos os mandamentos de Deus. Você vai manter-se digno e se tornar um dos representantes escolhidos pelo Senhor, você terá a imensa alegria e as bênçãos eternas reservadas ao trabalho missionário que você fará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário