domingo, 3 de julho de 2011

Características Missionárias: Humildade

SWK_hero

O Presidente Spencer W. Kimball fez a seguinte definição de humildade que eu sempre amei: “Se o Senhor era manso, modesto e humilde, então para se tornar humilde deve-se fazer o que Ele fez, ao audaciosamente denunciar o mal, bravamente avançando em obras justas, corajosamente encontrar cada problema, tornando-se senhor de si mesmo e das situações ao seu redor, estando alheado ao crédito pessoal”. (Humildade, Os Discursos do Ano da Universidade Brigham Young, Provo, 16 de janeiro de 1963, pp. 2-3. Citado no Manual do Estudante de Doutrina e Convênios. Tradução livre.) O Presidente Kimball continuou: “Como posso permamilnecer humilde? O missionário brilhante pergunta. Através da lembrança de suas próprias fraquezas e limitações, não ao ponto da depreciação, mas como uma autoavaliação orientada por um desejo sincero de dar crédito onde crédito é devido”.
O próprio Senhor falou do céu para o profeta Joseph Smith e disse que a humildade era uma das mais importantes características que os missionários deveriam possuir. “Portanto eu, o Senhor, conhecendo as calamidades que adviriam aos habitantes da Terra, chamei meu servo Joseph Smith Júnior e falei-lhe do céu e dei-lhe mandamentos. E também a outros dei mandamentos de proclamar estas coisas ao mundo; e tudo isso para que se cumprisse o que foi escrito pelos profetas — As coisas fracas do mundo virão e abaterão as poderosas e fortes, para que o homem não aconselhe seu próximo nem confie no braço de carne (…) Para que a plenitude do meu evangelho  seja proclamada pelos fracos e pelos simples aos confins da Terra e perante reis e governantes”. (D&C 1:17-19,23)
Quando você é humilde, você é ensinável e o Senhor é capaz de usá-lo como um instrumento em Suas mãos. A Igreja manda exércitos de jovens missionários inexperientes a cada ano e, ainda assim, o trabalho não esmorece. Na verdade, floresce. E talvez por isso o trabalho é tão bem sucedido, porque este exército, fraco aos olhos do mundo, tem pouco recurso a não ser contar com o braço do Senhor. E quando o Senhor está ao seu lado, “nada é impossível”. (Lucas 1: 37)

Nenhum comentário:

Postar um comentário