domingo, 3 de julho de 2011

Características de um bom missionário


Um tópico comum de discussão que tenho visto sobre a preparação missionária é “Quais são as características de um bom missionário?”. O Presidente Joseph F. Smith, presidente da Igreja SUD de 1901 a 1918, tinha muito a dizer sobre este assunto. Uma vez que seria difícil ou impossível criar uma lista exaustiva de características do bom missionário, aqui estão alguns destacados pelo Presidente Smith:
  1. Constante comunhão com o Espírito
  2. Humildade
  3. Conhecimento dos princípios do Evangelho
  4. Sociabilidade
  5. A preocupação com o bem estar dos outros
  6. Livres das manchas do mundo
1. Constante comunhão com o Espírito
O Presidente Smith disse que a melhor maneira de fazer o trabalho missionário é “viver de modo que o Espírito de Deus tenha comunhão conosco e nos acompanhe para dirigir-nos em todos
os momentos e em toda hora de nosso ministério, dia e noite”. Ele disse: “Nenhum homem pode pregar Deus, a divindade e a verdade como estão em Cristo Jesus a menos que seja inspirado pelo Santo Espírito”. O Presidente Smith disse ainda que “os homens não são convertidos pela eloquência ou pela oratória; eles se convertem quando sentem que vocês têm a verdade e o Espírito de Deus”. 2 Ne. 33: 1 “Quando um homem fala pelo poder do Espírito Santo, o poder do Espírito Santo leva as suas palavras ao coração dos filhos dos homens”.
2. Humildade
Disse o Presidente Smith: “Ninguém é capaz de pregar o evangelho de Jesus Cristo por conta própria (…) Não podemos pregar o evangelho de Cristo sem essa humildade, mansidão, fé em Deus e confiança em Suas promessas e Sua palavra para nós”. 1 Coríntios 2:11: “Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus”.

missionarystudying3. Conhecimento dos princípios do Evangelho
“Todo missionário deve esforçar-se para dedicar parte de cada dia ao estudo e reflexão fervorosa dos princípios do evangelho e da teologia da Igreja”, afirmou o Presidente Smith. “Os missionários são enviados para pregar e ensinar os primeiros princípios do evangelho, ensinar sobre Jesus Cristo e Sua crucificação e praticamente nada mais que se refira à doutrina teológica. Eles não foram comissionados para expor seus próprios pontos de vista ou complicadas questões teológicas, nem para impressionar seus ouvintes com uma exibição de sua profunda erudição”. Ele disse ainda que a mente do missionário “deve estar repleta de pensamentos que sejam dignos de ser proferidos, ouvidos e lembrados; então a inspiração o fará relembrar as verdades que os ouvintes estejam precisando ouvir, concedendo autoridade e poder a suas palavras”. D&C 11:21: “Não procures pregar minha palavra, mas primeiro procura obter minha palavra e então tua língua será desatada”.
4. Sociabilidade
O Presidente Smith ensinou que, como um missionário, “é preciso fazer amizade com a pessoa, aprender a conhecê-la e conquistar sua confiança e fazer com que sinta que seu único desejo é fazer-lhe o bem e abençoá-la; então você pode transmitir-lhe sua mensagem e entregar-lhe as boas coisas que tem para lhe dar”. Ele aconselhou os missionários que “evitem debates acirrados e discussões a respeito de temas doutrinários (…). [Missionários] não devem sair e combater as organizações religiosas do mundo quando forem chamados para pregar o evangelho de Jesus Cristo”. Em vez disso, eles “devem ensinar o mais próximo possível da maneira usada pelo Mestre: Procurando liderar pelo amor a seus companheiros, pela simples explicação e persuasão; sem tentar convencê-los à força”.

5. A preocupação com o bem estar dos outros
O Presidente Smith ensinou que os missionários “[levam] ao mundo o ramo de oliveira da paz. Além disso, os missionários devem estar prontos para dizer com ele: “Estou feliz em dizer que estou pronto para ir e enfrentar os bons e maus momentos por esta causa que abracei; e espero sinceramente e oro que consiga provar-me fiel até o fim”. Ele ainda ensinou que “todo missionário que retorna da missão em plena fé e bom desejo deve tomar sobre si o encargo de tornar-se um salvador em relação a seus amigos e conhecidos mais jovens em sua terra natal”. D&C 88: 81: “E todo aquele que for advertido deverá advertir seu próximo”.
6. Livres das manchas do mundo
Presidente Smith declarou: “Queremos rapazes (…) que se mantiveram livres das manchas
do mundo e que possam ir às nações da Terra e dizer: ‘Sigam-me, assim como eu sigo Cristo’”. Ele diz: “Não se faz nenhuma objeção a que enviemos homens que já foram rudes ou rebeldes, desde que nos anos que se seguiram tenham vivido uma boa vida e produzido os preciosos frutos do arrependimento”, disse o Presidente Smith. Ele ainda ensinou que os missionários devem fazer com que “nossa vida esteja em harmonia com nossa profissão, que nossas palavras sejam condizentes com a verdade que possuímos, que nossos atos estejam de acordo com a vontade revelada de Deus”.
Além das referências bíblicas, todas as citações referentes às características de um bom missionário são tomadas a partir de Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph F. Smith, Capítulo 9: Nosso Dever para com o Trabalho Missionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário